sábado, 6 de março de 2010

Melhoria Contínua no Coaching

Os princípios do ciclo PDCA, idealizado por Shewart na década de 20 e divulgado por Deming em 1950, influenciaram vários frameworks de gestão que são considerados boas práticas, tais como: PMBOK, ITIL, COBIT, CMMI, RUP, SCRUM.

Tais princípios também são herdados pelo Coaching, que também é um framework de gestão, que é aplicado à maximização do potencial humano.

Cada ciclo do PDCA segue a seguinte dinâmica:

PLAN (Planejamento): inicia-se com a definição dos resultados esperados e o planejamento de ações para alcançá-los;

DO (Execução): executa-se a ação ou conjunto de ações planejadas e necessárias ao alcance dos objetivos definidos;

CHECK (Verificação): confrontam-se as ações executadas com o planejamento, avaliando os resultados, identificando lições aprendidas e oportunidades de melhorias;

ACT (Ação): age-se no sentido de corrigir desvios e de implementar as oportunidades de melhorias identificadas.

Essas etapas são executadas de forma cíclica. Cada novo ciclo será planejado considerando as lições aprendidas e as oportunidades de melhorias identificadas no ciclo anterior. Isso garante que a qualidade "suba a rampa" da melhoria contínua.

A SBC(Sociedade Brasileira de Coaching) criou uma metodologia chamada de FARM, que é uma sigla das palavras FOCO, AÇÂO, RESULTADO e MELHORIA CONTÍNUA.

  1. FOCO: está relacionado à definição de metas e objetivos. Utilizam-se ferramentas que permitem, por exemplo: avaliar o nível de satisfação pessoal; identificar resultados esperados; ganhos e perdas; missão e propósito; mapear sonhos; especificar objetivos; definir um ROADMAP; administrar o tempo.

  2. AÇÂO: relaciona-se com as ações que levam às tranformações, performance e aprendizados necessários. Utilizam-se ferramentas que permitem: identificar motivadores e limitadores, valores, crenças, dores, prazeres; criar comprometimento; mapear forças e fraquezas internas, oportunidades e ameaças externas; analisar problemas e tomar decisões; gerar novos comportamentos e competências; controlar idéias fixas; controlar emoções negativas; lidar com crenças limitantes; gerar estados emocionais positivos, como felicidade, alegria e gratidão.

  3. RESULTADO: refere-se a avaliação quantitativa e qualitativa dos resultados alcançados nas sessões de Coaching, Nessa etapa são mapeados os aprendizados e as oportunidades de melhoria.

  4. MELHORIA CONTÍNUA: são definidas novas ações guiadas pelos aprendizados e pelas oportunidades de melhoria identificadas.

Em caso de dúvidas ou sugestões envie um e-mail para alexandre.v.sousa@gmail.com. Será um prazer atendê-lo.

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