quarta-feira, 19 de maio de 2010

Desenvolvendo Equipes de Alta Performance

Por que desenvolver Equipes de alta performance?

É notável que, para se manterem competitivas, as empresas passam por mudanças constantes no seu relacionamento com os meios de produção, clientes, colaboradores, investidores, concorrentes e com a sociedade. Trata-se de uma questão de sobrevivência! Nesse sentido, elas buscam, cotidianamente, resultados diferentes e melhores. Via de regra, para se conquistar resultados diferentes são necessárias ações diferentes, o que corrobora a necessidade de pôr em prática as mudanças que visam à melhoria contínua.

Historicamente, podemos verificar a Evolução do Trabalho, passando pelas eras agrícola e industrial até chegar à Era do Conhecimento (dias atuais). Nesse contexto, as empresas tendem a serem mais orientadas aos mercados (foco no cliente) em vez de orientadas ao produto. Com isso, percebe-se que o trabalho está cada vez mais focado em Serviços, que são altamente dependentes de conhecimento.

Como conseqüência, o capital humano ganha forte relevância no mundo corporativo. As empresas cada vez mais sentem a necessidade de desenvolver as habilidades de seus executivos e demais colaboradores.

Investir em equipe de alta performance implica numa relação ganha-ganha entre a empresa e os colaboradores. A empresa aumenta sua satisfação com os resultados, elevando o ROI (Return on Investiment) e os colaboradores aumentam sua satisfação pessoal e profissional.

Em pesquisa realizada pela Deloitte , com 531 executivos de 468 empresas com faturamento entre U$ 125 milhões a U$ 10 bilhões, foi feita a seguinte pergunta: Quais são as questões mais críticas para o sucesso da empresa? O resultado foi:

Clique sobre a imagem para vê-la ampliada.


Mas o que vem a ser uma equipe de alta performance?

É relevante enfatizar que quando falamos de equipe, falamos de pessoas e quando falamos de performance, referimo-nos a resultados. Portanto, tratamos aqui de resultados gerados por pessoas, visando o alcance de determinados objetivos/metas. Para isso, a dinâmica a ser utilizada está relacionada a FOCO + AÇÂO + RESULTADOS + MELHORIA CONTÍNUA, conforme descrito na postagem "Melhoria Contínua no Coaching" neste blog.

Em uma equipe de alta performance é presente elementos como: a) auto-confiança do grupo; b) espírito de colaboração mútua; c) aumento de produtividade; d) estabelecimento de foco; e) habilidade com análise de problemas e tomada de decisão; f) definição de valores; g) elevação do comprometimento; h) otimismo; i) incentivo a construção do conhecimento; j) incentivo a produção de idéias; h) compromisso com resultados; i) comunicação efetiva; l) senso de responsabilidade individual e coletiva.

E como desenvolver a cultura de alta performance na minha empresa?

Os processos devem ser executados por profissional devidamente capacitado para o desenvolvimento de habilidades de pessoas. É fortemente recomendado que seja feito por um Coach, com capacitação e certificação reconhecidas pelo mercado.

O processo consiste de:

  1. Geração de responsabilidade pela mudança - por parte de todos os envolvidos;
  2. Levantamento da situação atual - visa explorar a situação para gerar conhecimento, entendimento das necessidades do grupo X necessidade da empresa. Adicionalmente, gera insumos para medição dos resultados ao final do processo. Ocorre através de reuniões em grupo e, em alguns casos, conversas individuais com determinados profissionais. Também podem ser realizadas pesquisas direcionadas e/ou de clima organizacional.
  3. Planejamento - visa estabelecer claramente os resultados esperados para o contexto específico, e definir as ações necessárias para o alcance dos mesmos.
  4. Execução - visa a geração de uma nova consciência corporativa, construção de recursos, desenvolvimento de novos comportamentos, pensamentos, habilidades/competências, eliminação de interferências ou limitações, geração de congruência, maximização de pontos fortes. Ocorre por meio de palestras/Workshops, sessões de Coaching em grupo e, em alguns casos, sessões individuais de Coaching.
  5. Apuração de Resultados - visa medir os resultados alcançados com o processo, identificar oportunidades de melhoria contínua e garantir a continuidade do processo.

Para informações adicionais, por favor, envie um e-mail para alexandre.v.sousa@gmail.com.

Um comentário:

  1. Perfeito, Luis Felipe!

    A dinâmica do FOCO+AÇÂO+RESULTADO+MELHORIA CONTÍNUA contribui com essa consciência... Impulsiona cada membro da equipe (e, consequentemente, o grupo) a ter essa postura.

    Com isso é possível fazer a "Roda Girar"...

    Abraço.

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