segunda-feira, 24 de maio de 2010

Mitos e verdades sobre o Coaching

Como estamos na era do Conhecimento, onde o desenvolvimento do capital humano é um fator de grande relevância, as empresas e as pessoas estão despertando para o Coaching, visando melhores resultados nos negócios e na vida pessoal. Ao mesmo tempo em que o processo ganha força no Brasil e no mundo, surgem os mitos criados em torno do assunto. A seguir estão relacionados alguns desses mitos e as verdades correspondentes:

1. Qualquer pessoa pode ser Coach...

É necessário ter formação e certificação por instituições com credibilidade atestada pelo mercado. Adicionalmente, é importante ter várias horas de prática, acompanhadas por Coaches mais experientes. Também é relevante ter experiência com gestão de pessoas e com o mundo corporativo.

2. A competência do Coach dispensa o uso de um método estruturado...

O uso de um processo estruturado é um dos princípios fundamentais do Coaching. Por mais experiente que seja o Coach, o processo deve ser preservado, mesmo que seja imperceptível pelo cliente.

3. O processo se aplica só para pessoas problemáticas ou disfuncionais...

O Coaching não se aplica a pessoas disfuncionais, estas devem ser tratadas por especialistas (em geral, médicos).

Não é necessário ter problemas para fazer sessões de Coaching. O foco do processo é o desenvolvimento de habilidades humanas no sentido de alcançar objetivos, de superar limites, de quebrar paradigmas, de aumentar performance.

4. Somente adultos e profissionais podem ser beneficiados com o Coaching...

Conforme já mencionado, o foco está no desenvolvimento humano para o alcance de objetivos. Estes podem perfeitamente estarem ligados a questões pessoais ou profissionais. E, naturalmente, quanto mais cedo uma pessoa desperta para maximizar suas habilidades, melhores serão os resultados ao longo da vida.

5. O Coaching faz milagres...

O Coach é responsável por assessorar o Cliente, por meio do processo e de técnicas, a encontrar as respostas e os resultados desejados, que dependem profundamente do compromisso do mesmo cliente. Portanto, não há milagres! O que há é um processo contínuo de descobertas, aprendizados que vão gerando transformações positivas, que se traduzem em melhores resultados pessoais e/ou profissionais.

6. Coaching é terapia e deve ser feito por psicólogo...

Ao contrário da psicologia, o Coaching não se preocupa com eventos do passado para explicar traumas, bloqueios ou mágoas. O foco está no presente e no futuro, ou seja, o importante é "plantar" hoje para "colher" no mesmo dia ou no futuro. Em suma o que importa são os resultados práticos.

No Coaching, só existe um motivo para observar o passado: obter aprendizado para fazer diferente e melhor no futuro.

7. Coaching é consultoria, mentoring e aconselhamento...

No mentoring o mentor possui uma determinada expertise técnica e orienta um profissional a seguir determinada linha de conduta. Na Consultoria, o consultor faz uma análise do cenário, tira conclusões e apresenta soluções ao cliente. No aconselhamento, o aconselhador propõe de forma direta uma solução para alguém...

Diferente de tudo isso, o Coaching não dá o caminho das pedras; não tira conclusões nem apresenta soluções; não faz julgamentos; não induz o cliente a tomar qualquer decisão ou atitude...

O papel do Coaching é levar o cliente a profundas reflexões que o possibilita encontrar as respostas que lhe são mais adequadas. Afinal, cada ser humano é diferente um do outro e o "cérebro é uma máquina sem manual de operação".

8. Coaching é treinamento...

O Coaching não se propõe a transferir conhecimento entre as partes. O que ocorre é o desenvolvimento de habilidades intrínsecas do cliente.

9. Coaching é apenas mais um modismo...

Desde 1950 a palavra "Coaching" foi introduzida na literatura de negócios como uma habilidade de gerenciamento de pessoas. Porém em 1850 já se usava o termo "Coach" nas universidades da Inglaterra para designar o tutor de uma pessoa, aquele que ajudava os estudantes a se prepararem para os exames.

Portanto, não se trata de modismo. No entanto, no Brasil o termo está ganhando mais força nos dias atuais.

10. No Coaching ocorre julgamentos de valores...

Um dos princípios fundamentais do Coaching é a Ausência do Julgamento. Para a efetividade das sessões é necessário que haja um canal de comunicação, entre Coach e Coachee(cliente), baseado na compreensão e na confiança.

4 comentários:

  1. Olá Alexandre!
    “Mens sana in corpore sano” é um conhecido pensamento latino que vem sendo repetido há muitas e muitas gerações objetivando consolidar entre os homens a necessidade de cuidar tanto do corpo quanto da mente. Essa frase é muito comum em ginásios e instalações esportivas com o intuito de motivar atletas a conquistar melhores resultados em suas competições esportivas e isso, é coaching.

    Seu artigo é excelente e vou publicá-lo no Diário da Produção.

    Visite www.diariodaproducao.com

    Cordialmente,

    Rogério R.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Rogério! Inclusive, ratifico que o Coaching utiliza vários princípios e práticas provenientes da área esportiva.

    Arenciosamente,

    ResponderExcluir
  3. Pessoal,

    Esse artigo também está publicado no www.diariodaproducao.com.

    Sucesso a todos!

    ResponderExcluir
  4. Excelente post.

    É fácil mensurar o excelente resultado que é gerado neste processo de coaching e, como vem sendo executado por profissionais competentes, a credibilidade e o retorno deste processo estão garatindos.

    Ótimo artigo.

    ResponderExcluir